BNCC: importância e o que é?  

Conheça os principais objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as inovações que ela traz para a educação e dicas práticas para implementar suas diretrizes na sua escola.

BNCC: O que é e qual a importância da Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A formulação dos currículos dos sistemas e redes de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios é referenciada pelo documento. Ele estabelece os conhecimentos e competências essenciais que devem ser desenvolvidas por todos os estudantes durante a educação básica.

Como funciona a BNCC e quais seus objetivos

Para assegurar um nível comum de aprendizagem a todos os estudantes, o documento define as competências gerais que devem ser seguidas no plano pedagógico. O objetivo é promover a formação integral do aluno, que não está associada a duração da jornada escolar, mas sim a partir de uma proposta de desenvolvimento global de competências.

Desse modo, os visa orientar as abordagens que incentivem a aprendizagem em sintonia com as necessidades e interesses dos alunos, assim como com os desafios da sociedade atual. Além disso, a BNCC e os currículos desempenham papéis complementares para garantir as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, são eles:

  • “Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
  • Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
  • Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização, etc.;
  • Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens;
  • Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos;
  • Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
  • Criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como manter processos permanentes de formação docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem;
  • Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino”.

Quais inovações a BNCC trouxe:

  • Desenvolvimento de competências: enfatiza não apenas o conhecimento que os alunos devem adquirir, mas também a aplicação prática desse conhecimento, integrando habilidades, atitudes e valores. Incentiva a interdisciplinaridade e a conexão entre diversas áreas do saber.
  • Visão integral do aluno: propõe uma abordagem que olha para o estudante em sua totalidade, englobando aspectos intelectuais, culturais e socioemocionais, além, é claro, do desempenho acadêmico. Incentiva autonomia e o protagonismo discente no processo de construção do conhecimento.
  • Uso de tecnologias digitais: fomenta o uso consciente das tecnologias, preparando os alunos para atuarem com discernimento nos diversos contextos das culturas digitais.

Essas inovações buscam ofertar uma educação alinhada às demandas do século XXI, capacitando os alunos para os desafios e oportunidades do mundo atual.

menina em sala de aula fazendo exercicios no livro

Como funciona a orientação por competências da BNCC

As competências gerais da Educação Básica são diretrizes abrangentes que se aplicam a todas as etapas e modalidades de ensino, orientando o desenvolvimento integral dos alunos. Confira abaixo as dez competências da educação básica, segundo a BNCC:

  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  • Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  • Utilizar diferentes linguagens — verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital —, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  • Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Como implementar a BNCC na escola  

Após a homologação da Base Nacional Comum Curricular, as escolas têm a responsabilidade de construir e revisar seus currículos, alinhando-os às diretrizes estabelecidas. O sucesso dessa implementação depende de uma compreensão detalhada do documento, da definição de estratégias pedagógicas eficazes, da formação contínua dos educadores e do engajamento ativo da comunidade escolar.

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