Conheça a Mind Makers

De olho em um mundo em constante transformação tecnológica, a Mind Makers nasceu com o propósito de desenvolver letramento digital tornando os alunos não apenas consumidores de tecnologia, mas com capacidade de entender e criar soluções a partir dela. Com um olhar inovador, a editora busca contribuir para a formação de jovens criativos, dotados de inteligência socioemocional e dispostos a melhorar o mundo.

Mas afinal, o que é a Mind Makers? Como explica o assessor pedagógico Victor Haony, a editora surgiu como um selo para apresentar aos estudantes a ciência da computação. “A ideia é explorar conceitos básicos de ciência da computação na escola e mudar o cenário em sala de aula”, diz o assessor. “No lugar do professor falando para uma classe passiva, que só recebe o conteúdo pronto, nossa proposta é trabalhar de forma construtivista e com o protagonismo do aluno.”

Em sala de aula, nenhum processo é dado pronto ou formatado, cabe aos estudantes buscarem soluções para resolver os problemas. Eles são estimulados a usar a criatividade e a desenvolver habilidades socioemocionais. Todo o programa é baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e em padrões internacionais, que usam a tecnologia a serviço da construção de uma sociedade melhor.

História

Em 2015, João Lacerda e Paulo Alvim, os profissionais responsáveis pela concepção e desenvolvimento dos conteúdos da Mind Makers, estavam em um processo de transição em suas respectivas carreiras. Na época, João era um executivo da área da Educação e Paulo um empresário da Computação. Ambos decidiram deixar os seus cargos para empreender o próprio futuro. Os dois se juntaram para desenvolver um modelo de negócio inovador que resultasse em uma mudança no processo de aprendizagem e que colaborasse para o desenvolvimento de habilidades imprescindíveis para o futuro dos jovens.

A união de um empreendedor experiente em Tecnologia e outro especialista em Educação deu origem a uma ideia que traria disrupção e inovação ao mercado educacional. Assim, nasce a Mind Makers em Belo Horizonte – Minas Gerais. O primeiro conteúdo foi o Pensamento Computacional, uma disciplina que traz os fundamentos da ciência da computação para a sala de aula. A ideia é que os estudantes possam desenvolver habilidades fundamentais para a compreensão do mundo atual e prepará-los para o futuro.

Em 2016, foi inaugurada em São Paulo, no bairro Moema, a primeira unidade Mind Makers na cidade que, diferente da mineira, contava com uma sala de aula. Assim, foi possível iniciar as primeiras aulas da disciplina Pensamento Computacional. No segundo semestre de 2018, após muitos estudos sobre metodologias inovadoras, foi criado o primeiro módulo do Empreendedorismo Criativo, aplicado em turmas gratuitas em Belo Horizonte. Já em 2019, iniciou-se o processo de implantação da disciplina nas escolas parceiras.

Compartilhar:

Conteúdos relacionados

Soft skills: habilidades do século XXI
Educação disruptiva: o que é e como ela pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem
4 dinâmicas em sala de aula para estudantes do século XXI

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER