Hora do código: o princípio da computação em sala de aula 

A Hora do Código (Hour of Code) é uma introdução à ciência da computação criada por um grupo de empresas e patrocinadores que viram a necessidade de disseminar os conceitos da programação pelo mundo, e produzida pela ONG Code.org. Trata-se de uma campanha de letramento computacional que tem como principal objetivo mostrar que qualquer pessoa é capaz de aprender o básico sobre o tema. 

Sendo um evento internacional, são oferecidos tutoriais disponíveis em mais de 45 idiomas, e que reforçam o conceito de que todos podem programar. O nome vem da ideia de aulas semanais, de uma hora cada, que apresentam conceitos básicos de linguagem de programação para gerar o primeiro contato, sem ser necessária qualquer experiência prévia. 

No Brasil, a Mind Makers faz a implantação de atividades da Hora do Código, utilizando-as dentro de sala de aula como simuladores. Victor Haony, assessor pedagógico da Mind Makers, explica que o objetivo é apresentar os conteúdos de programação já na educação básica, capacitando os alunos para entenderem como a tecnologia funciona, não apenas utilizá-la.  

Por que ensinar as crianças a programar? 

Pensar em programação é pensar em raciocínio lógico e criatividade como prática direta, além de desenvolvimento de soluções de problemas de modo mais efetivo. Victor diz: “Quando pensamos na resolução de uma adversidade, estamos falando de estruturar um caminho lógico que impulsione a resolução de qualquer problema que será vivenciado, sendo ele uma adversidade já vivida, ou não.”  

Por isso, ensinar sobre ciência da computação desde cedo é extremamente benéfico, já que o desenvolvimento de um código de programação pode gerar uma estrutura lógica que viabilize a construção de argumentações mais coerentes e diretas, desenvolver estratégias para a construção de uma solução de modo mais assertivo, expor ideias e contextos de modo claro e conciso, desenvolver práticas e procedimentos de investigação para conseguir compreender estruturas e problemas que possam surgir, entre outras habilidades e competências.  

Como exemplo, Victor explica como funciona uma das atividades realizadas em sala: “Jorel’s Brother” ou “Irmão do Jorel”, baseada no desenho animado de mesmo nome, muito conhecido pelas crianças. É uma prática imersiva, que insere referências e personagens do desenho na aula, trazendo o contexto das crianças para a sala. Quem realizar essa prática irá controlar os movimentos do “irmão do Jorel”, da vovó juju, a Lara, conhecerá o Steve Magal (super-herói dos filmes de ação favoritos do personagem principal), o Jorel e outros personagens.  

A proposta é ensinar a linguagem em blocos da programação. Assim, serão trabalhados conceitos de movimento pautados no referencial do personagem (lateralidade), o conhecimento sobre os movimentos diagonais e o comando de laço (repetição) que traz a ideia de um comando ser repetido várias vezes sem precisar ser escrito. Além disso, há a utilização do conceito de funções e variáveis para solucionar problemas mais complexos, criando uma base completa de boa parte dos temas mais importantes de programação.  Victor também lembra que o programa de Pensamento Computacional é mais do que apenas linguagem de programação, e que todas estas competências mencionadas são apenas uma parte do programa inteiro da Mind Makers.  

Hour of Code no Brasil 

A Mind Makers é a única empresa brasileira a ter seus ambientes de programação acatados para a campanha mundial da Hora do Código – e as atividades oferecidas foram selecionadas pela própria Code.org. A proposta de ensinar programação para crianças é inusitada, por enfrentar diversas barreiras estruturais da educação como salas equipadas, professores com a competência necessária para essas práticas e a disponibilidade de internet. Mas esse pontapé inicial para a disseminação de algo que costuma ser visto como “específico” é importante para popularizar a prática e viabilizar que, de fato, todos podem aprender a linguagem de programação. 

Victor Haony explica que a Mind Makers desenvolveu uma plataforma robusta com um conteúdo único no Brasil. Há diversos simuladores que viabilizam o ensino de programação vinculados a robótica, socioemocional e mídias digitais, mas o diferencial da solução é seu currículo amplo, testado e desenvolvido para atender ao público direto dos 4 aos 14 anos, com adaptações de linguagem para que cada criança consiga compreender de modo prático o que fazer para solucionar os problemas.  

“Os principais fatos que nos colocam na Hora do Código são a plataforma com simulações de programação próprias e a assertividade no processo de ensino. Aqui no Brasil, existem diversos programas que oferecem o Pensamento Computacional, mas a Mind Makers oferece a disciplina mais robusta e com oferta de ferramentas próprias para atender as demandas curriculares nacionais e internacionais de ensino de linguagem de programação.” diz Victor. 

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