Tudo sobre pensamento computacional e sua importância nas escolas

Quantas vezes você checou as notificações no seu celular hoje? E no computador, você já acessou o seu e-mail ou conferiu as principais notícias do dia? De fato, vivemos em uma era digital onde a tecnologia permeia quase todos os aspectos de nossas vidas.

Por isso, o pensamento computacional existe como uma habilidade essencial, não apenas para profissionais de tecnologia, mas para todos que desejam entender e interagir de forma eficaz com o mundo moderno.

Mas o que exatamente é pensamento computacional? Quais são seus pilares e vantagens? Como podemos desenvolvê-lo e aplicá-lo no ambiente escolar?

Este artigo aborda essas questões, com destaque na importância do pensamento computacional nas escolas.

O que é o pensamento computacional?

O pensamento computacional, segundo especialistas da área, “é uma abordagem para a resolução de problemas que envolve a decomposição de tarefas complexas em partes menores e mais manejáveis”.

Ainda, é a identificação de padrões, a abstração de detalhes irrelevantes e a criação de algoritmos ou instruções passo a passo para solucionar problemas.

Jeannette Wing, uma das pioneiras no campo, descreve o pensamento computacional como “uma maneira de pensar que envolve resolver problemas, projetar sistemas e entender o comportamento humano, utilizando os conceitos fundamentais da ciência da computação”.

Quais são os pilares do pensamento computacional?

Existem 4 pilares do pensamento computacional que fornecem uma estrutura para abordar e resolver problemas de maneira sistemática e eficiente (Decomposição, Reconhecimento de padrões, Abstração e Algoritmos). Saiba mais sobre os principais pilares do pensamento computacional:

Decomposição

Esse pilar se refere a dividir um problema complexo em partes menores e mais gerenciáveis, ou seja, decompõe uma situação ampla em pequenas partes.

Reconhecimento de padrões

Já esse pilar significa identificar semelhanças ou padrões entre os problemas ou dados. Isso colabora com a busca de soluções.

Abstração

O pilar de abstração quer dizer: focar nos aspectos mais importantes de um problema, ignorando detalhes supérfluos.

Algoritmos

Por fim, esse pilar refere-se ao desenvolvimento de uma sequência de passos ou instruções para resolver um problema ou realizar uma tarefa.

Quais são as vantagens do pensamento computacional?

Um estudo realizado no Chile demonstrou que o ensino de programação em linguagens como C++ pode “melhorar significativamente o pensamento computacional em estudantes do ensino médio”.

No entanto, também destacou a necessidade de suporte adequado para evitar a evasão, especialmente entre alunos com níveis iniciais mais baixos de habilidades computacionais.

Dessa forma, incorporar o pensamento computacional na educação traz diversos benefícios, por exemplo: desenvolvimento do raciocínio lógico por meio de atividades relacionadas que estimulam os alunos a pensar de forma lógica e estruturada.

Também há o aprimoramento das habilidades de resolução de problemas. Ao aprender a decompor problemas e criar algoritmos, os estudantes tornam-se mais proficientes em encontrar soluções eficazes. Além disso, uma vantagem é a preparação para o mercado de trabalho, pois em um mundo cada vez mais digital, habilidades em pensamento computacional são altamente valorizadas em diversas carreiras.

Como desenvolver o pensamento computacional?

Existem algumas formas de desenvolver o pensamento computacional, como por meio de exercícios que não envolvem o uso de computadores, mas que ensinam conceitos computacionais, como jogos de lógica e quebra-cabeças.

Ainda, é possível utilizar a programação, ou seja, introduzir linguagens de programação visual, que permitem aos alunos criar projetos interativos e entender a lógica por trás da codificação. É recomendável utilizar kits de robótica para ensinar conceitos de engenharia e programação de forma prática e envolvente.

E tem mais: por meio da Integração com outras disciplinas, ou seja, aplicar conceitos de pensamento computacional em matérias como matemática e ciências, mostra sua relevância em diferentes contextos.

É válido informar que pesquisas indicam que “atividades que promovem o pensamento computacional têm sido cada vez mais empregadas em ambientes escolares, contribuindo para o desenvolvimento de aspectos cognitivos dos alunos”.

Onde é possível aplicar o pensamento computacional na escola?

O pensamento computacional pode ser integrado em diversas áreas do currículo escolar, que muitas pessoas ainda não imaginam. Por exemplo na matemática com a resolução de problemas complexos utilizando algoritmos e reconhecimento de padrões.

Educadores indicam para a matéria de ciências, o seguinte: “é possível utilizar a modelagem de fenômenos naturais e realização de simulações computacionais”. Já em linguagem, “aproveitar a análise de estruturas narrativas e construção de histórias interativas”.

Agora, em artes, existe a possibilidade de aplicar o pensamento computacional por meio da criação de arte digital e projetos multimídia que envolvem programação.

Além disso, programas extracurriculares, como clubes de robótica e oficinas de programação, oferecem oportunidades adicionais para os alunos explorarem e aplicarem o pensamento computacional.

Qual é a importância do pensamento computacional nas escolas?

Um relatório da Comissão Europeia destacou os avanços significativos na integração do pensamento computacional na educação obrigatória em vários países europeus entre 2016 e 2021, reforçando a importância dessa habilidade no currículo escolar.

A inserção do pensamento computacional nas escolas é fundamental por várias razões. A primeira delas é o alinhamento com as demandas contemporâneas. Afinal, em um mundo onde a tecnologia está em constante evolução, preparar os alunos para entender e criar soluções tecnológicas é essencial.

Além disso, se dá pelo desenvolvimento de competências essenciais, pois habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade são fortalecidas através do pensamento computacional.

Já em relação à inclusão digital, incluir esse pensamento nas escolas proporciona a todos os alunos, independentemente de sua origem socioeconômica, a oportunidade de adquirir habilidades digitais, reduzindo a desigualdade.

Como a Mind Makers pode ajudar escolas a aplicarem o pensamento computacional?

A Mind Makers é uma empresa dedicada a transformar a educação por meio da integração do pensamento computacional nas escolas.

Com uma abordagem prática e alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a empresa oferece disciplinas inovadoras que capacitam alunos e professores para os desafios do mundo contemporâneo.

A Mind Makers desenvolveu disciplinas como Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo, que podem ser incorporadas à grade curricular desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II.

Essas disciplinas combinam conceitos da ciência da computação com práticas “mão na massa”, utilizando tecnologias digitais para resolver problemas interdisciplinares. O objetivo é preparar os alunos para um mercado de trabalho em constante evolução, desenvolvendo habilidades como criatividade, colaboração e liderança.

E então, você está preparado(a) para aplicar o pensamento computacional na sua escola? Converse com um especialista!

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