O professor divide a turma em grupos e cada grupo tem uma missão, como por exemplo, fazer com que um robô percorra um trajeto entre dois pontos em um tapete pedagógico. Cada equipe utilizará um robô que será programado para resolver problemas alcançando o objetivo proposto.
A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) ou Project Based Learning é a base das disciplinas da Mind Makers, uma metodologia de aprendizagem ativa que tem como objetivo associar o aprender ao fazer.
O Project Based Learning parte da construção do conhecimento de maneira coletiva. As aulas exploram a metodologia ativa e os estudantes se tornam responsáveis pelo aprendizado. Desta maneira, a sala de aula tradicional, com lousa, um professor falando e alunos ouvindo ficou no passado. Até a avaliação é feita de forma diferente, sem provas.
A dinâmica das aulas é baseada em um problema que será apresentado, e a partir dele, os alunos desenvolverão um projeto para conduzir uma solução. Como recursos eles utilizarão tecnologia, robótica e linguagem de programação, desenvolvendo o conhecimento de maneira ativa e colaborativa, em projetos interdisciplinares.
Confira as etapas do Project Based Learning:
1 – Pergunta Motivadora;
2 – Desafio Proposto;
3 – Pesquisa e o Conteúdo;
4 – O ato de cumprir o desafio;
5 – Reflexão e o Feedback;
6 – A resposta da pergunta (Volte na pergunta e os alunos, com o conhecimento adquirido durante o processo, podem responder);
7 – Avaliação do aprendizado (O professor pode aplicar seus métodos para perceber se o aluno atingiu os resultados esperados).
O impacto do Project Based Learning para o futuro dos estudantes
Como destaca o assessor pedagógico, Victor Haony, o Project Based Learning, desenvolve habilidades de convivência. “Diante de um problema, o grupo precisa pensar em soluções para resolvê-lo, utilizando a argumentação e o respeito aos membros da equipe, esse é um treino para a vida, uma vivência que prepara para o futuro e para o mercado de trabalho.”
Os estudantes precisam tomar decisões, o que estimula o protagonismo. Além disso, para concluir o projeto, eles precisam ter o domínio do uso de tecnologias, criatividade e saber administrar o tempo.
Por não tem uma avalição tradicional baseada apenas na memorização e erros e acertos, os grupos precisam trabalhar com feedbacks. Desta forma, desenvolvem a capacidade de conhecer seus pontos positivos e negativos.