A disciplina se baseia em habilidades essenciais, incluindo a decomposição de problemas, a identificação de padrões e a abstração para simplificar questões.
Num cenário de mudanças contínuas e avanços tecnológicos acelerados, preparar os estudantes para essa realidade multifacetada é um desafio crescente que ocupa o centro das preocupações de educadores, instituições de ensino e famílias. Mas como prepará-los para o futuro?
O Pensamento Computacional (PC), é como uma competência transversal que pode ser aplicado em diversas áreas do conhecimento. Ele envolve a capacidade de resolver problemas de forma sistemática e eficiente, utilizando conceitos e técnicas da ciência da computação.
O que é o Pensamento Computacional e como aplicá-lo
Baseado na Ciência da Computação, o Pensamento Computacional (PC) era originalmente restrito ao Ensino Superior, mas hoje está integrado à educação básica. Seu objetivo é desenvolver e aprimorar a habilidade de solucionar desafios reais.
A aprendizagem baseada em projetos, trabalhada no PC busca reforçar a importância do protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem, tornando-os não apenas agentes passivos na recepção de conteúdos. Victor Haony, assessor pedagógico da Mind Makers e professor de Física, afirma que as aulas contemplam o ensino de linguagem, programação, e o “mão na massa” – que desenvolvem práticas manuais para solução de problemas.
“A disciplina é muito mais que apenas robótica, ou metodologia maker. No Pensamento Computacional estimulamos a criatividade e valorizamos o processo de solução desenvolvida diretamente pelos alunos. Trabalhamos também habilidades socioemocionais como empatia, ética, cidadania, uma vez que a escola do século XXI precisa estar habilitada para desenvolver essas práticas em todas as frentes de atuação”.
Quatro pilares do pensamento computacional
Os quatro pilares do Pensamento Computacional são conceitos fundamentais que ajudam a resolver problemas de forma eficiente e estruturada. São eles:
- Decomposição: refere-se à habilidade de dividir um problema em partes menores e mais manejáveis. Ao quebrar um problema em etapas menores, fica mais fácil de entender e resolver cada parte individualmente.
- Reconhecimento de padrões: envolve identificar semelhanças e regularidades dentro dos dados ou problemas. Reconhecer padrões permite que você use soluções já conhecidas para resolver problemas semelhantes ou aplicar regras gerais.
- Abstração: trata-se de focar nos aspectos mais relevantes do problema, ignorando detalhes irrelevantes. A abstração ajuda a criar modelos ou representações que simplificam a complexidade dos problemas e tornam mais fácil o processo de resolução.
- Algoritmos: refere-se à criação de uma sequência de passos ou instruções para resolver um problema. Os algoritmos são fundamentais para transformar uma solução abstrata em um conjunto concreto de ações que podem ser executadas.
Decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos — os quatro pilares do Pensamento Computacional — são fundamentais para a resolução eficiente de problemas complexos. Ao dominar esses princípios, é possível abordar desafios de maneira estruturada, o que simplifica tanto a compreensão quanto a aplicação de soluções eficazes no campo do conhecimento e na prática profissional.
Quais são as vantagens do Pensamento Computacional para a escola e para o aluno
O processo de solução de problemas pode ser aplicado em todos os cenários escolares, pois envolve ensinar aos alunos como decompor desafios e desenvolver uma sequência de passos (o algoritmo). Ao coletar dados, eles são capacitados a obter os melhores resultados não apenas para questões acadêmicas, mas também para situações do dia a dia.
Além disso, o trabalho em equipe é essencial no convívio escolar, e os acordos de respeito e participação que são estabelecidos facilitam a realização de diversas atividades dentro e fora do colégio. “A disciplina de Pensamento Computacional se torna uma prática constante para as crianças ao longo do programa, com ganhos visíveis a cada aula concluída”.
Tudo isso impulsiona os alunos para uma aprendizagem ainda mais sólida, motivando e consolidando as habilidades necessárias para o desenvolvimento de um cidadão plural, afirma Victor. “Esses fatores contribuem para criar um ambiente de aprendizagem amplo, prazeroso e repleto de experiências, transformando a sala de aula em um espaço de aprendizado criativo para todos, incluindo os professores.”
Habilidades-chave para o pensamento computacional
O pensamento computacional envolve uma série de habilidades que são essenciais para resolver problemas de forma eficiente e estruturada e fundamentais para os desafios contemporâneos e do futuro:
- Trabalho em equipe: o trabalho em equipe permite a troca de ideias e a combinação de diferentes perspectivas para encontrar soluções mais eficazes.
- Liderança: a habilidade de liderar, motivar os membros da equipe e coordenar esforços é crucial para o sucesso em projetos que envolvem pensamento computacional.
- Resolução de problemas: a competência para identificar, analisar e resolver problemas de maneira é uma habilidade central no pensamento computacional.
Além disso, está alinhado a várias competências preconizadas pela BNCC e habilidades específicas como:
- MEC_BNCC_COMPUTACAO EF03CO03 – Aplicar a estratégia de decomposição para resolver problemas complexos, dividindo esse problema em partes menores, resolvendo-as e combinando suas soluções.
- MEC_BNCC_COMPUTACAO EF03CO02 – Criar e simular algoritmos representados em linguagem oral, escrita ou pictográfica, que incluam sequências e repetições simples com condição (iterações indefinidas), para resolver problemas de forma independente e em colaboração.
- MEC_BNCC_COMPUTACAO EF07CO03 – Construir soluções computacionais de problemas de diferentes áreas do conhecimento, de forma individual e colaborativa, selecionando as estruturas de dados e técnicas adequadas, aperfeiçoando e articulando saberes escolares.
- MEC_BNCC_COMPUTACAO EF09CO03 – Usar autômatos para descrever comportamentos de forma abstrata automatizando-os através de uma linguagem de programação baseada em eventos
Como aplicar o pensamento computacional na escola
Na Educação Infantil, as atividades focam no desenvolvimento de várias habilidades essenciais, incluindo o desenvolvimento algorítmico, a lateralidade e as habilidades motoras. Adicionalmente, elas promovem o estabelecimento de relações de comparação entre objetos e o trabalho em equipe.
“As crianças são introduzidas aos conceitos básicos de algoritmos através de atividades lúdicas, exercitam a lateralidade com exercícios que ajudam a entender a diferença entre esquerda e direita, e promovem a coordenação motora fina e grossa. Elas aprendem a estabelecer relações de comparação e categorização entre diferentes objetos e são incentivadas a colaborar e trabalhar em grupo desde cedo”.
- Confira mais dicas em: Como trabalhar Pensamento Computacional com crianças – Mind Makers
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No Ensino Fundamental, as atividades são mais complexas e tem por objetivo desenvolver habilidades específicas, como o trabalho em equipe, o uso de tecnologia, a prototipação e a resolução de desafios de programação.
O Pensamento Computacional redefine a sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e criativo que prepara os alunos para os desafios contemporâneos e futuros. Essa abordagem não apenas melhora a compreensão dos conceitos tecnológicos, mas também fortalece o raciocínio lógico e a capacidade de adaptação a novas situações permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades críticas viver e contribuir com a sociedade.