Educação STEAM: O que é e para que serve?

Confira como essa abordagem interdisciplinar pode contribuir no desenvolvimento de habilidades criativas e na resolução de problemas

Você já ouviu falar em Educação STEAM? Essa metodologia inovadora está revolucionando o ensino ao integrar cinco áreas fundamentais. Mas como exatamente ela pode fomentar a criatividade e a capacidade de resolver problemas? Neste artigo, vamos explorar os princípios dessa abordagem e compreender como ela prepara os alunos para enfrentar os desafios de um mundo em constante evolução.

O que é a Educação STEAM?

STEAM é uma abordagem educacional que integra cinco disciplinas essenciais: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A sigla STEAM vem do inglês: Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics. Essa metodologia tem como objetivo preparar os alunos para os desafios contemporâneos e do futuro.

Sua origem tem início na década de 1990, quando educadores e pesquisadores começaram a perceber a necessidade de uma abordagem mais integrada e interdisciplinar no ensino das ciências e tecnologias. A inclusão das Artes (A) na sigla original STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) foi um passo importante para reconhecer o valor da criatividade e da expressão artística no desenvolvimento de soluções inovadoras.

Proposta da STEAM

A proposta consiste em criar um ambiente de aprendizado interdisciplinar, onde os alunos possam aplicar conceitos de diferentes áreas para resolver problemas reais. Essa abordagem é especialmente relevante em um mundo cada vez mais complexo e interconectado. Entre os seus benefícios estão:

  • Desenvolvimento de habilidades práticas: Os alunos aprendem a aplicar teorias na prática, o que facilita a compreensão e absorção do conhecimento. Victor Haony, assessor pedagógico de Mind Makers, afirma que: “em projetos interdisciplinares há um engrandecimento do processo de aprendizagem, uma vez que, trabalhamos com um “consolidado” de várias frentes, o que torna os conteúdos mais palpáveis para os alunos”.
  • Estímulo da criatividade: A capacidade de pensar de modo original é chave para a inovação. O desenvolvimento da habilidade criativa é o ponto fundamental para que os alunos consigam aplicar o cenário interdisciplinar em um projeto. “Podemos utilizar como exemplo, a construção de uma casa inteligente, utilizando arduíno. Para isso os discentes precisarão de conceitos de Física, para as conexões elétricas; conceitos de geografia para compreender como orientar suas janelas e placas solares; conceitos de biologia para compreender qual o melhor caminho para captar e utilizar a água das chuvas, entre outros pontos importantes de serem pensados que somente os mais imersos no projeto irão conseguir viabilizar”.
  • Preparação para o mercado de trabalho: As habilidades desenvolvidas através da Educação STEAM são altamente valorizadas, pois trabalham com a mudança de paradigmas para o desenvolvimento de novas soluções e produtos. Além de construir um profissional que encara os problemas com outra visão, apresentando por vezes mais de uma solução para o mesmo problema. “Construir um projeto interdisciplinar faz com que eles atuem muito à frente do convencional gerando os mais diversos estímulos no processo de aprendizagem para a formação de um cidadão preparado para além dos muros da escola”.

6 dicas de como aplicar a Educação STEAM em sala de aula

A metodologia pode ser trabalhada de diversas maneiras, proporcionando uma aprendizagem rica e integrada, confira algumas sugestões:

  1. Projetos interdisciplinares: Desenvolver projetos que integrem várias disciplinas, como construir um robô (Engenharia e Tecnologia) que possa pintar (Artes) e medir a precisão dos movimentos (Matemática).
  2. Práticas mão na massa: Criar espaços onde os alunos possam experimentar e construir suas próprias invenções, utilizando ferramentas e materiais diversos.
  3. Formação de professores: Oferecer cursos e workshops para capacitar os professores em novas metodologias. Isso pode incluir desde o uso de novas tecnologias até técnicas de ensino que promovam a transdisciplinaridade.
  4. Espaços flexíveis: Criar ambientes de aprendizagem que permitam a realização de projetos. Isso pode incluir laboratórios de ciências, e espaços maker.
  5. Recursos didáticos: Disponibilizar materiais e recursos que facilitem a integração das diferentes áreas de conhecimento.
  6. Avaliação: Desenvolver métodos de avaliação que considerem não apenas o conhecimento teórico, mas também as habilidades práticas e criativas dos alunos.
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Educação STEAM e a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância da integração das disciplinas e da abordagem interdisciplinar no ensino. Em suas competências gerais, que devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Básica, podemos destacar:

  • Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade.
  • Repertório cultural: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Desse modo, a metodologia incentiva os alunos a entenderem e explicarem a realidade de maneira mais completa e abrangente, refletindo, analisando e desenvolvendo um pensamento científico e inovador.

Benefícios da Educação STEAM

A Educação STEAM oferece uma série de benefícios que vão além do desenvolvimento de habilidades acadêmicas. Aqui estão alguns dos principais benefícios:

  • Desenvolvimento de habilidades: como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, colaboração e comunicação.
  • Engajamento e motivação: A abordagem interdisciplinar torna o aprendizado mais envolvente e motivador para os alunos. Eles são estimulados a explorar suas paixões e interesses, o que aumenta o desejo de aprender.
  • Inclusão e diversidade:  ao valorizar diferentes perspectivas e habilidades, os alunos são incentivados a colaborar e a aprender uns com os outros.
  • Preparação para o mercado de trabalho: os alunos são preparados para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança e transformação, desenvolvendo práticas que são essenciais para o sucesso profissional.
  • Desenvolvimento de soluções inovadoras:  incentiva a inovação e a criatividade, preparando os alunos para desenvolver soluções inovadoras para os problemas do mundo real. Eles são estimulados a pensar de maneira original e a explorar novas ideias e possibilidades.

Incorporar recursos e metodologias que promovam o pensamento criativo é, além de essencial, uma oportunidade valiosa para inovar e elevar a qualidade do ensino, preparando os alunos para os desafios e fortalecendo seu protagonismo.

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