Saiba como as metodologias ativas podem transformar a prática pedagógica, colocando o aluno como protagonista. Descubra tipos, benefícios e formas de aplicação.
O que é a metodologia ativa
As metodologias ativas são práticas pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Essas práticas envolvem os estudantes de maneira participativa e reflexiva, promovendo um maior engajamento e autonomia.
Diferentemente do ensino tradicional, onde o professor é o principal transmissor de informações, as metodologias ativas incentivam a colaboração e a construção do conhecimento de forma conjunta. O docente passa a ser um facilitador, que media o processo de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo que aprende com os alunos.
Ao colocar o aluno como protagonista, ele é estimulado a desenvolver habilidades de forma prática e engajada e consequentemente se torna mais preparado para os desafios do século XXI.
Diversas estratégias podem ser utilizadas para trabalhar as metodologias ativas em sala de aula. A aprendizagem baseada no desenvolvimento de projetos, sala de aula invertida e gamificação estão entre elas.
Como funciona a metodologia ativa e sua importância
O método de ensino tradicional se baseia na memorização e na submissão aos conteúdos apresentados. Nesse modelo o aluno fica posicionado como espectador de ideias e conceitos já estabelecidos que são replicados de maneira contínua durante sua formação escolar.
No entanto, diante de um mundo em constante e rápida transformação, do avanço da tecnologia e da diversidade dos meios de comunicação, o educador deixa de ser o único detentor do conhecimento e atua como um mediador da aprendizagem.
Aqui, cabe destacar, que essa proposta que coloca o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem não é nova. Paulo Freire e outros pesquisadores já trouxeram diversas reflexões sobre a relação entre educando e educador sempre destacando a importância da autonomia.
Dentro dessa perspectiva, ensinar não pode ser resumido à transmissão do conhecimento, mas deve estimular e criar possibilidades para sua construção e produção de novos saberes. As metodologias ativas possibilitam que o aluno se envolva de maneira mais profunda e se torne um participante ativo no processo educacional
“A metodologia ativa se caracteriza pela inter-relação entre educação, cultura, sociedade, política e escola, sendo desenvolvida por meio de métodos ativos e criativos, centrados na atividade do aluno com a intenção de propiciar a aprendizagem” (Bacich, Lilian. II. Moran, José. 2018.)
4 tipos de metodologias ativas
Para elucidar as metodologias ativas, nós trouxemos 4 principais tipos, veja aqui:
Gamificação:
A gamificação é uma abordagem educacional que estrutura o aprendizado de maneira semelhante a um jogo, utilizando pontuações e recompensas baseadas nas atividades realizadas pelos alunos. O sistema de bonificações atua como um incentivo, mantendo os alunos engajados no processo de aprendizagem das disciplinas.
Essa estratégia pode tornar atividades tradicionais mais envolventes e interativas e desenvolve habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração.
Design thinking:
É uma abordagem que enfatiza a centralidade do ser humano, integrando a colaboração interdisciplinar e um processo experimental. Comumente é aplicado em situações em que a inovação, a resolução de problemas complexos e a criação de experiências impactantes são essenciais.
Normalmente perpassa por três etapas não-lineares: imersão, ideação e prototipação. Ao adotar o design thinking, é possível enfrentar desafios complexos e desenvolver soluções inovadoras que realmente fazem a diferença na vida das pessoas.
Sala de aula invertida:
Tradicionalmente, o professor utiliza o tempo de aula para apresentar conteúdos teóricos, enquanto os alunos realizam exercícios em casa. Na sala de aula invertida, essa lógica é alterada: os alunos são responsáveis por pesquisar os conteúdos teóricos em casa, trazendo novas contribuições e links para os conteúdos e promovendo as discussões sobre o conhecimento adquirido.
O tempo de aula é, então, dedicado a atividades práticas, propiciando que os discentes apliquem o conhecimento e interajam de forma mais ativa com o professor que, nessa perspectivam atua como facilitador ou mediador.
Aprendizagem baseada em problemas:
A partir da apresentação de um problema, os alunos são incentivados a buscar a resolução, identificar saídas e aprimorar ideias. Nessa prática eles precisam trabalhar a pesquisa, a resolução de conflitos e o trabalho em equipe de maneira interdisciplinar: deixamos aqui um exemplo de um projeto ambiental realizado nessa abordagem.
Benefícios das metodologias ativas
As metodologias ativas atendem diversos objetivos e diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, permitem que, ainda no ambiente de formação escolar, os alunos possam vivenciar práticas que serão empregadas tanto na vida pessoal quanto profissional, desenvolvendo competências primordiais para o século XXI.
Podemos destacar:
- Pensamento crítico e criativo: desafiam os alunos a pensar de maneira crítica e criativa, incentivando a análise, avaliação e o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas complexos.
- Trabalho e projeto de vida: ativam e capacitam os alunos a planejarem e executarem projetos, afinando suas habilidades, planejamento e organização, fundamentais para a vida.
- Argumentação: atividades mão na massa e discussões em sala de aula fortalecem a capacidade argumentativa e habilita-os a defenderem seus pontos de vista de maneira fundamentada, promovendo um ambiente de debate construtivo.
- Autoconhecimento e autocuidado: por meio da reflexão e feedback frequente os estudantes são estimulados a desenvolver a compreensão sobre si mesmos e de suas potencialidades.
- Responsabilidade e cidadania: trabalhos em grupo, projetos sociais e comunitários incentivam a colaboração e a responsabilidade social, e a se tornarem cidadãos conscientes e engajados com a comunidade.
Como aplicar as metodologias ativas
Identifique o cenário: professores e gestores devem buscar práticas que ampliem os espaços de protagonismo do aluno. É importante conhecer e mapear atividades já realizadas e buscar soluções alinhadas com a proposta pedagógica da escola.
Promova a interdisciplinaridade: ao integrar diferentes áreas do conhecimento e incentivar a participação ativa, a educação se torna mais dinâmica e relevante, aprimorando a capacidade de relacionar os saberes e desenvolver uma perspectiva mais ampla de seu aprendizado
Exercite a curiosidade intelectual dos alunos: a aprendizagem investigativa, a realização de projetos e prática de brainstorming estimulam a criatividade, a reflexão e o pensamento crítico.
Utilize a tecnologia como aliada: a tecnologia oferece recursos que tornam o processo de ensino-aprendizagem mais flexível e dinâmico, facilitando a adaptação às necessidades individuais e promovendo um ambiente de aprendizado mais interativo e eficaz.
Adotar metodologias ativas é essencial para criar um ambiente de aprendizado mais eficaz, interativo e alinhado com as demandas de um mundo em constante transformação. Professores e gestores educacionais devem investir nessas metodologias e soluções para garantir uma formação integral e significativa do estudante.