CASE: Como a Mind Makers contribui para aprimorar o ensino do Colégio Adélia Costa e Silva 

Desde que adotou a solução, a escola observa melhorias no trabalho em equipe, no raciocínio lógico, na oratória e no vocabulário dos alunos 

O Colégio Adélia Costa e Silva é uma instituição de ensino localizada na cidade de São Paulo (SP), com quase 40 anos de história. A escola tem se destacado por abraçar novas abordagens pedagógicas que visam preparar os alunos para os desafios do século XXI. Recentemente, uma dessas transformações foi impulsionada pela parceria com a Mind Makers, solução educacional focada no desenvolvimento de tecnologias educacionais

História do Colégio Adélia 

A escola começou sua trajetória há 38 anos, construindo uma reputação sólida no bairro do Jaraguá, na Zona Norte da cidade. Segundo Yuri Milorad Kocman, coordenador pedagógico do Adélia, “o colégio foi se construindo por meio de um trabalho sério em que a comunidade acredita ao longo desses anos”. 

Segundo a instituição, seu objetivo é oferecer uma educação humana integral capaz de contribuir para a formação crítica, ética, social e política do educando. Os professores atuam com base na Pedagogia Renovada, que defende a ideia da autoaprendizagem, em que o aluno aprende a aprender e aprende fazendo

Antes de implementar a solução, a escola já trabalhava com uma proposta de pensamento computacional. No entanto, faltava uma metodologia mais estruturada que consolidasse essa prática. “Os desafios da educação sempre nos impulsionam na busca de novas soluções e inovações”, comenta Yuri. “A Mind Makers veio para abrilhantar e sistematizar o nosso trabalho.”  

aluno do colegio adelia costa e silva em aula de computacao

A jornada de implementação da Mind Makers 

O assessor detalha como foram os primeiros contatos com a Mind Makers. “O mantenedor da instituição, Sr. Renato Cangussu, recebeu um e-mail e ficou interessado em conhecer a proposta“, conta Yuri. Ele e o professor Renato, filho do mantenedor, participaram de uma aula demonstrativa, onde conversaram com uma assessora pedagógica da Mind Makers. “Observamos que a proposta vinha ao encontro do que buscávamos e, realmente, não há dúvidas, a nossa escolha foi assertiva.” 

O processo de implementação ocorreu de forma tranquila, sem grandes dificuldades. “Não houve desafios, pois tivemos um treinamento e uma boa assessoria pedagógica”, destaca o coordenador. Além disso, parte do sucesso da implementação também se deve à própria equipe da escola. “Nosso profissional que iniciou o desenvolvimento da proposta tinha um perfil que atendia às demandas, pois era comprometido e dinâmico. Isso foi um diferencial para termos sucesso na implementação até os dias de hoje.” 

O que mudou? 

Desde a implementação da solução da Mind Makers, o Colégio Adélia observa uma série de mudanças positivas. “Melhorou interação, trabalho em equipe, raciocínio lógico, estratégias de pensamento e resolução de problemas“, cita Yuri. A proposta também despertou o interesse dos alunos nas diversas áreas do conhecimento e impactou os estudantes em disciplinas como matemática, ciências e geografia, ao realizar conexões com os conteúdos apresentados em sala de aula.  

Um exemplo é o projeto Navegação Cartográfica, que explora as Grandes Navegações dos séculos XV e XVI. Embora os alunos já tenham estudado esse conteúdo em sala de aula, a proposta permite a assimilação desses conhecimentos de maneira mais didática, usando a rosa dos ventos, o robô Sphero e o mapa-múndi. “Assim, as rotas marítimas ganham vida no mapa-múndi. Para isso, utilizamos o escalímetro [tipo de régua em formato triangular que serve para converter medidas e projetar escalas ampliadas ou reduzidas] para calcular distâncias reais. E, por fim, os alunos simulam a navegação diretamente no mapa. Esse processo torna o aprendizado muito mais envolvente e significativo”, descreve Yuri. 

Alguns resultados foram surpreendentes para a comunidade escolar. Um dos momentos mais marcantes foi a mostra de tecnologia organizada pelo colégio, para apresentar às famílias as propostas desenvolvidas pela Mind Makers. “A devolutiva foi incrível, pois houve relatos da utilização da automação tecnológica nas residências dos alunos“, relata o assessor. 

Avaliação final 

Yuri afirma que a Mind Makers trouxe uma dinâmica e um ambiente que favorece o desenvolvimento de diversas habilidades, como raciocínio lógico, trabalho em equipe, liderança, escuta, direito de fala e oratória nas apresentações de projetos e vocabulário.

Ele também elogia o suporte recebido durante todo o processo: “a assessoria é magnífica, sempre disposta a nos auxiliar em qualquer momento”, comenta. “E o engajamento dos alunos em se aventurar em criar suas próprias ideias, compartilhar com os amigos e usá-las em sua rotina escolar também foi uma surpresa bem-vinda.” 

Leia também:  

Quer saber mais sobre como trabalhar o raciocínio lógico e a resolução de problemas com os seus alunos? Então conheça a Mind Makers, que desenvolve disciplinas inovadoras e metodologias únicas para preparar as crianças e os jovens para os desafios do presente e do futuro! 

Compartilhar:

Conteúdos relacionados

Soft skills: habilidades do século XXI
Educação disruptiva: o que é e como ela pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem
4 dinâmicas em sala de aula para estudantes do século XXI

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER