Mind Makers na Bett Brasil 2024

Solução apresentará suas duas disciplinas disruptivas, Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo, mostrando como elas funcionam na prática

Neste ano, a Mind Makers marcará presença na Bett Brasil, o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina, que acontece em São Paulo–SP, entre 23 e 26 de abril. A marca vai expor, no estande de Soluções Essenciais da SOMOS, suas duas disciplinas pioneiras e inovadoras que preparam crianças e jovens para o presente e o futuro do mercado de trabalho: Pensamento Computacional (para o Ensino Fundamental) e Empreendedorismo Criativo (para o Ensino Médio).

A primeira trabalha com letramento computacional, unindo conceitos e técnicas da Ciência da Computação e tecnologias digitais de modo a ajudar os alunos a pensarem em soluções criativas para problemas interdisciplinares. A segunda atua no desenvolvimento da criatividade, instruindo os alunos a criarem coletivamente projetos reais que solucionem problemas cotidianos de dentro e fora da escola.

“Será um espaço criativo e de muita mão na massa para compreender como funcionam as disciplinas na prática”, diz Victor Haony Ribeiro de Oliveira, assessor pedagógico da Mind Makers.

A ideia, segundo ele, é mostrar demonstrar o trabalho realizado pela Mind Makers nas salas de aula espalhadas pelo Brasil. Em relação à disciplina Pensamento Computacional (PC), tendo em vista que um dos temas mais abordados atualmente é Inteligência Artificial (IA), serão apresentadas atividades da plataforma que focam no processo de aprender com a IA. “Nós criamos a nossa interface de rede neural digital, ou seja, temos uma plataforma exclusiva que serve para o treinamento de máquinas, em que iremos ensinar com IA como realizar atividades do dia a dia”, detalha o assessor. “Também acontecerão ‘aulas práticas‘ usando os eletrônicos educacionais para mostrar os conceitos de algoritmos e a aplicação da computação de forma lúdica”, completa Ana Clara Araújo Gouveia Viégas, coordenadora de marketing das Soluções Essenciais da SOMOS.

Para a disciplina Empreendedorismo Criativo (EC), haverá uma ativação que vai evidenciar a criatividade enquanto um “músculo” a ser trabalhado e desenvolvido com a prática. “Vamos ressaltar, também, que o objetivo do EC não é criar uma empresa, e sim ensinar o que é empreender, ou seja, resolver problemas”, acrescenta Ana Clara.

Aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem

Victor lembra que a Mind Makers surgiu com o propósito de inserir no cotidiano escolar uma prática diferente, focada no aluno e em seu aprimoramento, deixando os professores como coadjuvantes na execução das atividades. “Esse foco no estudante é o pilar principal das nossas disciplinas, aliado ao desenvolvimento criativo, que é estimulado fortemente. Criar e compreender o impacto do que foi produzido é o que norteia as nossas aulas e acreditamos ser o caminho para formar um aluno crítico e engajado no processo de aprendizagem”.

Ele reforça o caráter disruptivo das disciplinas, que também trabalham o desenvolvimento de soft skills em sala de aula. “Os alunos são colocados para criar e desenvolver, não para reproduzir padrões, como nas aulas convencionais. O ato de aprender pode ser lúdico, e nós desenvolvemos práticas alinhadas ao cotidiano que são abordadas de modo divertido, para que as disciplinas atendam às necessidades curriculares, agregando conhecimento e motivando os alunos a aprenderem cada dia mais”, afirma. “A educação precisa de novidades. Com disciplinas disruptivas como as nossas, nós temos a porta de entrada para essa educação inovadora.”

Compartilhar:

Conteúdos relacionados

Soft skills: habilidades do século XXI
Educação disruptiva: o que é e como ela pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem
4 dinâmicas em sala de aula para estudantes do século XXI

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER